segunda-feira, 24 de maio de 2010

Caldas Late Night

Contactos http://www.caldaslatenight.com/organizacao.php

Caldas Late Night

CALDAS LATE NIGHT DECORRERÁ NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO
2010-03-11



O Caldas Late Night é um evento cultural e artístico realizado nas Caldas da Rainha essencialmente por alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

Nasceu, em 1997, da necessidade dos alunos de criarem e exporem trabalhos fora dos limites da escola. Actualmente não existem restrições a qualquer iniciativa que seja sugerida fora do circuito caldense.

O CLN engloba uma grande variedade de expressões artísticas desde exposições, instalações, artes performativas, música, animação de rua, vídeo, fanzines, fotografia, entre outros. Estas manifestações artísticas desenrolam-se maioritariamente em casas particulares, tendo vindo a expandir-se para os espaços públicos.

Assim como em todas as outras edições, a 14ª edição do CLN será um evento aberto a todos os que se mostrem motivados em produzir projectos que tenham interesse artístico e cultural, de forma a enriquecer toda a comunidade interveniente no evento.

As inscrições para a apresentação dos projectos estarão abertas de 1 a 31 de Março. Para se inscrever é necessário preencher uma ficha de inscrição e enviar para o endereço de e-mail 14caldaslatenight@gmail.com, juntamente com os respectivos projectos.

Para mais informações, contactar: 14caldaslatenight@gmail.com

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Exposição de Bordados Tradicionais Portugueses

Exposição de Bordados Tradicionais Portugueses

Inauguração dia 22 de Maio 2010, pelas 18 horas

No Casal da Eira Branca


Sílvia Rodrigues nasceu em Luanda, em 1960.

Desde criança que sempre teve “paixão” pelos trapos, linhas e agulhas. Foi ao lado de sua avó e mãe que aprendeu os primeiros pontos desta lindíssima arte.

Mais tarde, no Liceu Feminino Guiomar de Lencastre, em Luanda, frequentou aulas de lavores femininos, aperfeiçoando os pontos e técnicas que hoje aplica nos seus trabalhos.

Em 1975 vem para Portugal, onde conclui o Liceu.

À procura de novos horizontes, emigra para a Venezuela e depois para a Bélgica, onde reside e trabalha durante cinco anos.

De regresso a Portugal, reorganiza a sua vida sem nunca, no entanto, abandonar a sua “paixão” pelos bordados, que sempre manteve como hobbie

Frequentou entre 1998 – 2000 dois Cursos Sócio-Profissionais de Bordados Regionais Portugueses, que incluíam o bordado das Caldas da Rainha, o bordado de Óbidos, o bordado de Guimarães, Viana do Castelo, Tibaldinho, o bordado de Nisa, Bainhas Abertas, o bordado de Vila Verde, mais conhecido por Lenços dos Namorados, etc., participando nas exposições realizadas pelos formandos desses mesmos cursos, em Caldas da Rainha.

Alguns dos seus trabalhos já ultrapassaram as fronteiras (uns oferecidos, outros vendidos) para França, Bélgica, África do Sul.

Diz que a arte de bordar é “benéfica para o relaxamento”, mas também é preciso muita paciência e “muito gostar”.

Para o futuro deseja continuar a mostrar a sua arte, pois é muito mais valioso e gratificante “fazer coisas, do que comprá-las feitas”. O seu sonho era deixar um legado às gerações seguintes para que o nosso artesanato não se perdesse, pois é muito rico e lindo.

“Gostava de deixar obra feita nos ramos dos bordados. Há quem gostasse de escrever um livro ou plantar uma árvore… eu gostava de ser lembrada por isto!”, Sílvia Rodrigues

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os Deolinda nas Caldas da Rainha

Dia 14 de Maio à noite os Deolinda actuam nas Caldas da Rainha na Prç 25 de Abril